> TABOCAS NOTICIAS : Estudo indica que molusco pode ajudar no combate ao câncer

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Estudo indica que molusco pode ajudar no combate ao câncer

Do BOL, em São Paulo***Ken Hammond/Wikimedia Commons
Um estudo da Universidade de Salford, em Manchester, na Inglaterra, indica que açúcares extraídos do molusco berbigão são capazes de impedir o crescimento de células tumorais. Para os cientistas, a terapia pode ajudar no tratamento de crianças por provocar menos efeitos colaterais. As informações são do Daily Mail.

A pesquisa publicada na revista Marine Drugs foi realizada com células cancerígenas, isoladas em laboratório, de leucemia, mama, pulmão e intestino, e verificou que açúcares específicos extraídos do molusco são capazes de se ligar a proteínas nesses tumores e produzir atividade antiproliferativa, impedindo a multiplicação rápida de células não saudáveis.

Os pesquisadores continuam trabalhando neste estudo para descobrir como exatamente os açúcares de berbigão combatem as células tumorais.

Segundo David Pye, diretor do fundo de pesquisa para o câncer infantil Kindscan, há muito tempo os açúcares derivados de mamíferos são utilizados em estudos contra o câncer. "Os açúcares da estrutura química do berbigão funcionam efetivamente em níveis toleráveis para as crianças. Isso é realmente significativo. Escolhemos utilizar os moluscos porque eles são ricos em açúcar e fáceis de obter. Eles têm uma estrutura diferente, de onde estamos começando a extrair uma série de substâncias que, com maior refinamento, têm potencial de funcionar ao lado de tratamentos tradicionais", disse o diretor ao Daily Mail. Pye acrescentou que os açúcares devem ser injetados para manterem suas propriedades de combate à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário