Vai para a cama, apaga as luzes mas continua ‘passeando’ pelas redes sociais até ter sono? Pois isto pode ser um baita erro.
Diz um estudo do Moorfield’s Eye Hospital de Londres – e publicado esta semana no New England Journal of Medicine - que olhar para o celular quando se está no escuro pode causar cegueira temporária, uma condição que já afetou duas mulheres (uma com 22 e outra com 40 anos).
Embora esta seja uma condição ainda rara, é mais uma prova de que a luz dos smartphones é nociva para a visão e também para a qualidade do sono.
De acordo com os investigadores responsáveis pelos dois casos de cegueira temporária, existe uma forma de prevenir esta consequência: olhar com os dois olhos para o equipamento, ao invés de ficar deitado de lado e apenas com um dos olhos a ‘esforçar-se’, de acordo com o jornal The Guardian.
As duas pacientes afetadas com esta cegueira temporária relataram episódios de cerca de 15 minutos sem ver, episódios esses que se prolongaram por meses e que, até agora, não tinham sido relacionados com este hábito noturno que a ciência tanto condena.
Os médicos defendem que este tipo de cegueira é inofensiva, mas ressalvam que não existem ainda estudos acerca do impacto a longo prazo deste hábito, podendo a questão agravar-se. Fonte: ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário