O indonésio sonhava com uma cirurgia 'salvadora' | Reuters
O indonésio de 42 anos que ficou conhecido mundo afora como "Homem-Árvore"por causa de uma doença rara morreu esta semana, de acordo com o "Yahoo! News".
A enfermidade que acometia Dede Koswara, que morava em Java (Indonésia), era tão severa que as verrugas, que tinham aparência de casca de árvore, pesavam cerca de 6 quilos.
O nome técnico da enfermidade é epidermodisplasia verruciforme, mais conhecida como "doença do homem-árvore". É causada por uma falha do sistema imunológico que aumenta a vulnerabilidade ao papilomavírus humano (HPV). Trata-se de um problema genético da pele raro, causado por falha do sistema imunológico que aumenta a vulnerabilidade ao HPV. A doença não é contagiosa.
Apenas outras três pessoas sofrem da doença: uma também mora na Indonésia, outra vive em Bangadlesh e a terceira é da Romênia.
Dede tinha 35 anos quando detectaram a doença. Eletrabalhava em um circo se exibindo como aberração. Após um documentário do "Discovery Channel" em 2008, o caso ganhou repercussão internacional e o indonésio foi levado aos EUA. Lá, uma série de cirurgias retirou dois quilos de verrugas.
Em 2011, Dede voltou à mesa de cirurgia, mas as verrugas continuavam a crescer.
Ele deixou dois filhos adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário