A descoberta causou empolgação e preocupação com esses bichos tão frágeis
Solitário e notívago, o tamanduaí é uma bolinha de pelo alaranjada que, enrolado como costuma ficar, cabe nas mãos. Também conhecido como tamanduá-anão, é a menor entre as quatro espécies de tamanduá –o comprimento de um indivíduo adulto é de cerca de 40 cm e ele não chega a pesar 400 gramas.
Mas a descoberta de uma pequena população do pequeno animal em um habitat inesperado pode ajudar os cientistas a obterem mais dados sobre os tamanduaís.
Localizado entre o Piauí e o Maranhão, o delta do Parnaíba é o terceiro maior delta do mundo e o único do continente a desaguar diretamente no oceano. Ecossistema de transição entre cerrado, caatinga, restingas e mangues, ele é considerado um dos mais ricos do planeta por sua biodiversidade.
Estima-se que 25% dos manguezais brasileiros tenham sido destruídos no começo do século 20 e os que ainda restam, como o do delta do Parnaíba, estão sob constante ameaça por conta do desmatamento.
Por isso, a descoberta causou empolgação e preocupação com esses bichos tão frágeis. Foi um guia turístico que encontrou os tamanduaís e avisou os pesquisadores. Hoje ele integra o único grupo de pesquisa dedicado à espécie no mundo, coordenado por Flávia Miranda, professora de zoologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Por: Jhone Sousa /http://180graus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário