Em Istambul /Umit Bektas/Reuters
Estudantes refugiados sírios aguardam o início da aula em uma escola na Turquia
Mohamed tem oito anos e não deixa de sorrir, apesar de ter precisado fugir em 2013 com seus pais e seu irmão da cidade síria de Aleppo, arrasada pela guerra, para se refugiar em Istambul. Seu maior sonho é poder ir à escola.
Em apenas alguns meses, Mohamed aprendeu a falar turco jogando futebol ou brincando com seus amigos do bairro de Esenyurt.
"Vedat, Serkan, Sefa, Emre", conta orgulhoso mostrando seus dedinhos. Mas como quase todas as crianças sírias da Turquia, Mohamed é principalmente um refugiado.
"Gosto da Turquia porque na Síria há guerra. Aqui me sinto seguro", diz o menino. "A parte ruim é que não posso ir à escola. E gostaria muito de ir", afirma.
Ao contrário de muitos refugiados sírios que decidiram se aventurar no mar para chegar à Grécia e dali partir a algum país da Europa ocidental, o pai de Mohamed preferiu ficar por enquanto na Turquia.
"Quando a guerra terminar voltaremos à Síria", afirma Hussein, já que, segundo ele, "ir para a Europa é muito complicado". Leia tudo em http://noticias.bol.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário