Priscila Belmonte
O INSS discute, na manhã desta quinta-feira, em uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, o novo modelo do sistema de crédito consignado online. Segundo Luiz Adalberto, diretor financeiro da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e membro do conselho, a expectativa maior é em torno dos detalhes da regulamentação que está sendo preparada pelo Banco Central.
— Quando o crédito online foi sugerido pela Cobap, o INSS disse que o Banco Central disse que regulamentar. O problema é que agora estão fazendo isso aleatoriamente, sem a participação dos representantes dos aposentados. Parece, inclusive, que os bancos que têm agência serão beneficiados, e os que não têm serão excluídos do sistema. Se isso for verdade, vamos contestar — disse o conselheiro da Cobap.
A mudança só será possível porque a comunicação entre os bancos e o INSS passará a ser online. Hoje, o procedimento é feito por meio da troca de arquivos e leva, em média, três dias para ser concluído. A data prevista para o novo sistema começar a operar é setembro deste ano. A medida deve facilitar ainda a contratação de empréstimo por caixas eletrônicos.
As condições do crédito não devem mudar. Luiz Adalberto explica que a ideia é que o crédito seja concedido pelo cartão do beneficiário do INSS.
— Hoje, além do cartão do benefício, é preciso ter um outro cartão para o empréstimo, e isso embute taxas — disse.
O modelo será apresentado pela diretora de benefícios do INSS, Cinara Fredo. http://extra.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário