Reprodução/Twitter (TheTodayShow)
A mais nova investida para tornar Seul (Coreia do Sul) a capital mais amigável para as mulheres alterou os estacionamentos da cidade. A partir de agora, elas têm vagas 20 centímetros maiores do que as vagas normais. A medida segue o exemplo de algumas cidades da China, Kuwait, Malásia, Indonésia, Áustria, Itália e Alemanha que também reservam vagas especiais para mulheres.
O projeto sul-coreano inclui ainda melhoria das calçadas para que as mulheres possam transitar tranquilamente, mesmo usando saltos, instalação de mais 7 mil cabines de banheiro feminino e a instalação de câmeras nas creches para que os pais possam monitorar seus filhos direto do trabalho. Com esta medida, as autoridades esperam influenciar as mulheres a buscar por oportunidades de trabalho.
As melhorias deverão ser feitas nos próximos quatro anos a um custo de pouco mais de R$ 1,5 bilhão, de acordo com o "Fusion.net".
Reprodução/Twitter (SDEKenya)
Os espaços chamados "vagas para elas" são demarcados com tinta rosa e destacados por bonecos de saias no chão. Não está claro se homens que estacionarem nas vagas destinadas às mulheres serão multados.
Cho Eun-hee, auxiliar da secretaria do bem-estar da família e da mulher, defendeu as medidas em entrevista ao "Korea Times":
"Quando uma mulher está feliz todo mundo está feliz".
Reprodução/Twitter (Oh My Goff)
As críticas à medida, chamada de paternalista e sexista, são muitas, mas as autoridades sul-coreanas consideram as vagas especiais um importante recurso para garantir mais segurança às mulheres. Os espaços estão localizados perto das lojas, onde há menos iluminação.
(Texto: Ana Clara Otoni)
Nenhum comentário:
Postar um comentário