Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Existem diversos tipos de trabalho. No trabalho remunerado, por exemplo, a pessoa recebe dinheiro para desempenhar uma determinada função. E no não remunerado, a pessoa trabalha por livre e espontânea vontade, como os voluntários.
Há também as donas-de-casa que não trabalham fora, não são remuneradas, mas, geralmente, trabalham muito. São elas que cuidam para que a casa esteja sempre limpa, arrumada, para que haja comida, que as roupas estejam lavadas e passadas, entre muitas outras atividades domésticas essenciais.
Observe com atenção os quadros a seguir e reflita um pouco sobre os tipos de trabalho no Brasil e a distribuição da população. http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-mundial-do-trabalho-1-de-maio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário