> TABOCAS NOTICIAS : 23 – Dia da Aviação e do Aviador

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

23 – Dia da Aviação e do Aviador

A Lei número 218, de 4 de julho de 1936, declara 23 de outubro o Dia do Aviador, em homenagem ao primeiro voo da história, realizado nesta data, em 1906, por Alberto Santos-Dumont.

O Brasil concedeu a Santos Dumont, em 23 de outubro de 1991, o título de “Pai da Aviação”.

No dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, mais de mil pessoas e representantes da imprensa internacional assistiram ao primeiro voo de um avião e essa façanha proporcionou ao inventor a conquista da Taça Archdeacon. Pela primeira vez, um homem ergueu-se do solo, com recursos de um aparelho mais pesado que o ar, realizando um voo planado.

Apesar das apresentações públicas de Dumont, os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright reclamaram para si não somente a honra do primeiro avião ou do primeiro voo, mas anexaram um rótulo qualificativo do seu Flyer no Instituto Smithsonian: “O avião original dos Irmãos Wright: a primeira máquina do mundo movida a energia, mais pesada que o ar, na qual o homem fez voos livres, controlados e sustentados”.

Segundo seu diário, voaram num aeroplano chamado “Flyer” a 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte. O diário registra três outros voos com o mesmo aparelho, dos quais um de 59 segundos à velocidade de 50 km/h e um outro, a 5 de Outubro de 1905. Somente em 1908 realizaram experiências públicas de voo no Velho Mundo.

Alberto Santos Dumont, o homem mais popular de Paris na primeira década do século 20, herói brasileiro, imitado, festejado e aplaudido pelo mundo inteiro, morreu no Guarujá, em 23 de julho de 1932. Em 31 de julho, Palmira, a cidade natal do inventor, passou a chamar-se Santos Dumont. E foi Santos Dumont a primeira cidade do Brasil a comemorar, dignamente, em 23 de outubro de 1936, o Dia do Aviador.
Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário