LUCI RIBEIRO
Usar o cheque para fazer compras no comércio é uma ação praticamente do
passado no Brasil. Segundo pesquisa do SPC Brasil e Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), menos de 2% dos consumidores afirmam usar o talão de
cheque na hora de fazer uma compra, seja ela à vista, seja a prazo. O estudo
ouviu consumidores de todas as capitais do Brasil, gerando erro máximo de 3,9% e
confiança de 95%.
Na avaliação da CNDL e do SPC Brasil, “o talão de cheque se tornou um
instrumento absolutamente imperfeito pelo fato de o comerciante não ter garantia
alguma sobre o retorno do pagamento feito pelo cliente”. Os lojistas –
argumentam as entidades – preferem instrumentos como o cartão de crédito, que
asseguram o pagamento, embora as operadoras cobrem pela operação e permitam que
a compra seja paga em prestações.
Ao tratar da forma como o consumidor prefere efetuar o pagamento, o estudo
classifica as compras em vários tipos: supermercados, roupas, calçados e
acessórios, e eletrônicos. No caso das compras de supermercados, por exemplo, a
pesquisa mostra que a maioria dos consumidores paga essas compras à vista e em
dinheiro (49% dos entrevistados); 19% deles pagam à vista com cartão de débito;
14% pagam com cartão de crédito sem parcelar; e 8% usam o cartão de crédito para
dividir a conta. O cheque é usado por menos de 1% dos entrevistados para pagar
compras de supermercado. O mesmo porcentual se repete nas compras de roupas,
calçados e acessórios, e eletrônicos: menos de 1% das pessoas usam cheque como
forma de pagamento.
O uso do cheque também é muito baixo quando se analisa os consumidores por
classe social (A,B,C e D). Nas compras de supermercado feitas por consumidores
das classes A e B, o uso do cheque alcança 2%, mas cai para menos de 1% quando o
comprador é das classes C ou D. Na avaliação do SPC Brasil, “mesmo consumidores
das classes C e D que têm contas e salários depositados em banco preferem
receber da agência bancária um cartão de débito ou um cartão de crédito a
receber um talão de cheque. Dessa forma, o talão “morre” por desuso”.
A pesquisa completa do SPC Brasil sobre o Uso do Crédito pelo Consumidor
Brasileiro será divulgada na próxima quarta-feira (26) em São Paulo. Entre
outras informações, o estudo tem dados sobre inadimplência, planejamento de
compras, onde os consumidores buscam crédito e como preferem pagar suas compras
(à vista, a prazo, com cartão de crédito, dinheiro, cartão da loja, cheque).
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