Brasília 247 - O Conselho Universitário da Universidade de Brasília (Consuni) se reúne hoje à tarde para discutir mudanças nas normas de convivência universitária. A proposta preparada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) pretende dar suspensão de 3 a 15 dias para os alunos que praticarem trotes violentos e discriminatórios.
A suspensão será repassada a alunos reincidentes em trotes que submetam calouros a tratamentos cruéis ou degradantes. Para o DCE os trotes devem ser combatidos com medidas educativas. "Acreditamos que essa sanção é proporcional aos abusos que são normalmente praticados", diz Fábio Lima representante do DCE.
O texto apresentado pelos estudantes também fala sobre as festas promovidas pelos Centros Acadêmicos. Esses eventos só podem acontecer fora das unidades acadêmicas, como o Teatro Arena e o Centro Comunitário que ficam no campus. A proposta prevê que seja liberada a venda e consumo de bebidas alcoólicas desde que os eventos ocorram fora do horário das aulas.
A reunião do Consuni está marcada para às 14h no Auditório da Reitoria. O relator do processo, David Renault, diretor da Faculdade de Comunicação, disse que já leu as sugestões dos estudantes e deve propor alterações no texto original. "Analisei as propostas dos professores e alunos e estou vendo como incorporar as sugestões", afirmou. Ele acredita que o debate já avançou muito, e há mais pontos de convergência do que divergência. "Acho que há uma concordância sobre valores. O que se discute é se haverá sanções mais ou menos rigorosas ao trote". Com informações da Agência UnB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário