Luiz Mendes chamava-se Luiz Pinêda Mendes. Nascido em 9 de junho de 1924, em Palmeira das Missões, interior do Rio Grande do Sul, era filho de Joaquim Mendes e Maria Del Carmen Pinêda. Luiz nasceu e se criou nos “pampas”.
Conta a história que, embora contratado como locutor comercial, Luiz Mendes logo passou para o esporte da Rádio Globo, pois Galiano Neto, o titular, faltou a uma transmissão. Alvoroço, confusão, Luiz Mendes disse: “Eu posso transmitir isso”. No dia seguinte foi chamado pelo presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, e foi conversar com ele na redação de O Globo.
Passou definitivamente a locutor esportivo da Rádio Globo. Houve, em 1946, um concurso com o público carioca, para saber quem era o melhor locutor esportivo da cidade. O gaúcho Luiz Mendes ganhou, concorrendo com os grandes nomes de então. Foi para a TV Rio e, por 15 anos dedicou-se exclusivamente à TV. Fez também os programas: “TV-Rinque” e “A Grande Revista Esportiva Facit”.
Participou da primeira transmissão a cores, no Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro de 1972. Participou de 13 Copas do Mundo, das 16 que existiram. Não fez as três primeiras, por ser criança. Passou a comentarista na Rádio Globo e conquistou muitos prêmios ao longo da carreira, entre eles uma placa comemorativa, da Rádio Globo, recebida das mãos do próprio Roberto Marinho.
Casado há 51 anos com a comunicadora e radioatriz Dayse Lúcidi, teve um filho, que lhe deu netos e uma bisneta.De Jornal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário