Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (24), apontam que o mês de janeiro foi o segundo melhor desde 1992, ano de início do levantamento.
Mais 152 mil novas vagas de trabalho foram criadas no mês passado. O resultado perde apenas para janeiro de 2010, quando foram registrados 184 mil novos postos de trabalho. “Foi o segundo melhor janeiro da história, a tendência é manter esse ritmo e até crescer”, prevê o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
O ministro explica que a expansão do número de empregos no início de 2011 é uma consequência da evolução de seis dos oito setores da atividade econômica pesquisados: serviços (73 mil); indústria de transformação (53 mil); construção civil (33 mil); agropecuária (8,3 mil); indústria extrativa mineral (1,5 mil) e utilidade pública (1,5 mil). Apenas comércio (-18 mil) e administração pública (-1 mil) apresentaram retração no mercado de trabalho, devido às demissões dos comerciantes pós-natal e às transições de governos.
As regiões Sudeste (71 mil novas vagas), Sul (49 mil), Centro-Oeste (28 mil) e Norte (3,9 mil) foram as que obtiveram melhor desempenho. O Nordeste reduziu 611 postos de trabalho, o equivalente a menos 0,01% do total de vagas, reflexo da entresafra do complexo sucroalcooleiro.
Mais de 2,4 milhões em 12 meses - De janeiro do ano passado até o último dia 31, considerando as informações prestadas pelas empresas fora do prazo, 2,46 milhões de novos empregos foram criados. “O que vemos agora é uma adequação do emprego ao mercado de trabalho, ao resultado da economia a cada ano”, afirma Lupi.
Brasília Confidencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário