> TABOCAS NOTICIAS : Arthur Lira destitui deputado crítico a Bolsonaro da vice-presidência da Câmara

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Arthur Lira destitui deputado crítico a Bolsonaro da vice-presidência da Câmara

Foto: Reprodução / TV Globo
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destituiu da vice-presidência da Casa legislativa o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), crítico do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). As informações são do portal G1.

Também foram destituídas as deputadas Marília Arraes (Solidariedade-PE), 2ª secretária da mesa da Câmara; e Rose Modesto (UB-MS), 3ª secretária. De acordo com o ato, as três destituições foram baseadas na troca de partido desses deputados.

Marcelo Ramos trocou o partido pelo qual foi eleito vice-presidente da Casa, o PL, pelo PSD. A decisão foi tomada pelo deputado amazonense após o antigo partido decidir abrigar Bolsonaro. Durante a janela partidária, Marília trocou o PT pelo Solidariedade. Já Rose Modesto (MS) largou o PSDB e foi para o União Brasil.

O ato da Mesa Diretora foi publicado após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que revogou uma decisão liminar, emitida por ele próprio, que mantinha Ramos no cargo.

Nesta nova decisão, o ministro acolheu uma manifestação da Mesa da Câmara, que solicitou o "reconhecimento da competência privativa" da Casa sobre o assunto.

Marcelo Ramos tem feito críticas ao governo federal, destoando dos posicionamentos de Lira, aliado do presidente Bolsonaro. Como vice-presidente da Câmara, Ramos também tem presidido as sessões do Congresso, em um acordo com o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Nas últimas sessões, Ramos tem se negado a votar projetos orçamentários do governo antes da análise de vetos, que trancam a pauta. O posicionamento do deputado incomoda parlamentares governistas.

O deputado negou que sua destituição tenha resultado de uma pressão do seu antigo partido, o PL, e atribuiu a vacância do cargo a uma pressão do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Pressão do PL, não. Pressão do Presidente da República que deu uma ordem ao Presidente da Câmara por uma live”, escreveu. “Fui eleito pelo voto de 396 deputados e deputadas e destituído por 1 e atendendo a uma ordem do Presidente da República”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário