> TABOCAS NOTICIAS : Mais longevo primeiro-ministro da história do Japão, Shinzo Abe renuncia

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Mais longevo primeiro-ministro da história do Japão, Shinzo Abe renuncia

Foto: Hudson Institute / Divulgação
Mais longevo primeiro-ministro da história do Japão, Shinzo Abe renunciou ao cargo nesta sexta-feira. A decisão teve como motivo um problema de saúde que o acompanha desde a adolescência: colite ulcerativa crônica. De acordo com o G1, Abe segue exercendo suas funções até que seu substituto seja nomeado.

"Minhas condições de saúde não são perfeitas. Problemas de saúde podem levar a decisões políticas erradas", justificou, em entrevista coletiva dada na capital Tóquio. 

O agora ex-primeiro-ministro revelou estar "profundamente triste". Ele só deixaria o posto em setembro de 2021. "É angustiante ter que deixar meu cargo antes de realizar meus objetivos”, disse Abe.

Essa não é a primeira vez que o governante deixa o cargo mais importante do Executivo japonês por causa de sua doença. Abe foi primeiro-ministro entre 2006 e 2007, quando também renunciou. No início deste ano, ele constatou uma nova recaída, após fazer exames de rotina. 

Na manhã desta segunda-feira (24), Abe chegou a passar 8h em um consultório do Hospital Universitário Keio, em Tóquio. A colite ulcerativa crônica permite à pessoa que ela tenha uma expectativa de vida normal, desde que haja um tratamento com revisão contínua. Mais em https://www.bahianoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário