> TABOCAS NOTICIAS : Ex-assessor de Geddel é nomeado para monitorar Lei de Acesso à Informação no Iphan

terça-feira, 7 de julho de 2020

Ex-assessor de Geddel é nomeado para monitorar Lei de Acesso à Informação no Iphan

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Ex-assessor do baiano Geddel Vieira Lima, Marco Antonio Ferreira Delgado foi nomeado, nesta terça-feira (7), para um cargo no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conforme levantado pelo Estado de S. Paulo, a nomeação foi feita pela presidente do Iphan, Larissa Peixoto, cuja contratação também foi controversa e contestada na Justiça pela falta de formação e a experiência profissional para a função. Ainda segundo a publicação, Delgado deverá exercer as atribuições de Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação no instituto. 

Órgão responsável por políticas públicas voltadas para a preservação do patrimônio brasileiro, o Iphan foi justamente o pivô da queda do político baiano da Secretaria de Governo da gestão de Michel Temer, já que o então Ministro da Cultura, Marcelo Calero, denunciou as tentativas de interferência de Geddel no órgão, com o objetivo de liberar a obra de um prédio no qual possuía um imóvel, em Salvador (clique aqui e relembre o caso). 

Marco Antonio havia sido nomeado chefe de gabinete do Iphan no fim de maio, mas não chegou a assumir em seguida. Uma fonte do Palácio do Planalto informou que o governo Bolsonaro estava reavaliando a contratação por causa da repercussão negativa (clique aqui e saiba mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário