> TABOCAS NOTICIAS : Congresso dá prosseguimento a apenas dois de 153 pedidos de convocação de autoridades

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Congresso dá prosseguimento a apenas dois de 153 pedidos de convocação de autoridades

Foto: Reprodução / IstoÉ
Nem a Câmara nem o Senado tem dado celeridade aos requerimentos de convocação de autoridades do Executivo ao longo deste ano. Foram feitos 66 pedidos na Câmara e apenas um está pronto para ser votado pelo plenário, que é o do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Já no Senado, 87 pedidos foram realizados e apenas um foi aprovado até agora, o do então ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Segundo a Coluna do Estadão, a oposição responsabiliza o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pelo engavetamento dos pedidos. Para os oposicionistas, ele não quer "criar caso" e por isso mantém a postura de não ser nem um grande opositor ao governo ao mesmo tempo que não se comporta como um grande aliado.

Em resposta, o democrata disse à coluna que não é possível pautar tudo. "A pauta da Câmara é uma construção entre o presidente e os líderes partidários. Ninguém consegue pautar tudo. Pergunte aos líderes de esquerda se eles não foram atendidos nas pautas da Câmara", justificou.

De acordo com a publicação, o PT e o PSOL foram os partidos que mais apresentaram requerimentos na Casa, com 26 pleitos cada um. Os parlamentares ponderam, no entanto, que os requerimentos de convocação costumavam ser apresentados nas comissões, mas, como a pandemia fez com que elas fossem paralisadas, os pedidos têm se concentrado no plenário da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário