> TABOCAS NOTICIAS : Medicamento brasileiro pra câncer acelera recuperação da covid: estudos

domingo, 14 de junho de 2020

Medicamento brasileiro pra câncer acelera recuperação da covid: estudos

Foto: divulgação Unicamp
Procurando a cura para o câncer de bexiga, pesquisadores brasileiros viram a melhora de pacientes com a doença que também contraíram covid-19. O medicamento experimental foi desenvolvido pela Unicamp, Universidade Estadual de Campinas – com pesquisa apoiada pela Fapesp – para estimular o sistema imunológico a combater o câncer.
O imunoterápico brasileiro, que ainda está sendo testado contra o câncer avançado de bexiga, acabou sendo administrado em um pequeno grupo que contraiu o novo coronavírus enquanto lutava contra tumores. Foram cinco pacientes e o tratamento amenizou a inflamação no pulmão e encurtou a internação deles, de 18 para 10 dias.

Patenteado pela Unicamp com o nome “OncoTherad”, o imunoterápico começou a ser desenvolvido há quase 13 anos para estimular o sistema imune a combater doenças infecciosas e tumores.

“Trata-se de uma nanopartícula totalmente sintética capaz de induzir no organismo uma resposta imune de células T, importante tanto para combater o câncer como também alguns vírus e bactérias”, explica Wagner José Fávaro, professor do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenador do estudo.

Caso emblemático
Um dos casos mais impressionantes é de um paciente de 78 anos, que contraiu a infecção durante um cruzeiro pela costa brasileira e foi tratado no Hospital Municipal de Paulínia, cidade próxima a Campinas.

Os detalhes foram descritos em artigo publicado na revista científica Social Science Research Network no último dia 4.

“Esse paciente chegou ao hospital com 50% do pulmão comprometido, febre de 38,3o C, dor de cabeça, falta de apetite, dificuldade para respirar e nível de oxigenação no sangue abaixo do normal [87%, quando deveria estar acima de 94%]”, conta Fávaro.

Tabagista de longa data e portador de várias doenças crônicas, ele temia não sair vivo da ventilação mecânica, por isso não queria ser intubado. Mais em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário