> TABOCAS NOTICIAS : Irã emite mandado de prisão contra Trump por morte de Soleimani

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Irã emite mandado de prisão contra Trump por morte de Soleimani

Foto: Aubrey Gemignani / Fotos Públicas
O Irã emitiu um mandado de prisão contra o presidente dos Estados, Donald Trump. O país acusa o estadunidense de ter determinado o ataque com drone que matou o general Qassem Soleimani, comandante da Força Quds, um braço da Guarda Revolucionária, em janeiro deste ano. Para prender Trump, o Irã pediu apoio da Interpol.

Segundo informações do portal Al Jazeera, o procurador de Teerã, Ali Alqasimehr, disse que Trump e mais de 30 pessoas envolvidas no atentado são acusadas de assassinato e terrorismo. Porém, o único identificado na ação foi o presidente americano. 

De acordo com a publicação, inicialmente, a Interpol não respondeu. O procurador teria informado que o Irã pediu um "alerta vermelho" para Trump, o mais alto feito pela Interpol, solicitando a busca e a prisão dele, mas o Al Jazeera indica que é improvável que o pedido seja atendido.

CONFLITO INTERNACIONAL
O atentado em questão ocorreu no dia 3 de janeiro. A morte de Soleimani provocou grande repercussão porque ele era considerado o número dois na hierarquia do Irã, atrás apenas do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei (saiba mais aqui).

Como resposta, o governo iraniano disparou mísseis contra bases norte-americanas no Iraque (veja aqui), mas Trump minimizou o efeito desses ataques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário