> TABOCAS NOTICIAS : Para negar fim de bases do Projeto Tamar, Salles confirma fechamento dos locais

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Para negar fim de bases do Projeto Tamar, Salles confirma fechamento dos locais

por Mauricio Leiro / BN
Foto: Reprodução / Tamar
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, usou as redes sociais para desmentir o fechamento das unidades avançadas do Tamar em Arembepe (BA), Parnamirim (RN) e Pirambu (SE) (relembre aqui). Porém, o documento divulgado por Salles para rebater a imprensa confirma o fechamento das bases, e se baseia em uma decisão de 2019, quando o ministro já ocupava o posto no governo.

Complicado entender? O documento publicado por ele em sua página pessoal no Instagram diz que "as Bases Avançadas de Parnamirim/RN e em Arembepe, Camaçari/BA já tinham proposta de encerramento de suas atividades desde o ano passado (2019), vez que não contavam mais com servidores que realizassem as atividades finalísticas, cuja proposta foi do próprio Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Leste- Tamar".

Salles então reforça que a informação veiculada pela mídia referente ao fechamento das Bases do Projeto Tamar, está equivocada. "A Portaria do ICMBIO publicada nessa data (28) citada pela reportagem, apenas tornou pública a atualização dos endereços dos Centros de Pesquisa (e Bases Avançadas atreladas a esses Centros) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade", diz o ministro na publicação.

A motivação da decisão do ministério foi a destinação da verba para outros setores da pasta. "As propostas de encerramento de atividades de Bases Avançadas de Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBIO tiveram como suporte a ideia de melhor alocação de recursos com a consequente potencialização das atividades finalísticas desempenhadas na Conservação da Biodiversidades", disse.

"Atividades estão atreladas aos projetos de pesquisa dispostos nos planos de trabalho específicos a cada uma delas, sendo avaliadas e monitoradas constantemente pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidades do ICMBIO, responsável pela gestão desses esforços", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário