> TABOCAS NOTICIAS : Grupo judaico quer desculpas de Araújo por comparar isolamento a campos nazistas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Grupo judaico quer desculpas de Araújo por comparar isolamento a campos nazistas

Foto: Reprodução / Flickr Palácio do Planalto
O Comitê Judaico Americano, uma das principais organizações de defesa dos direitos e interesses da comunidade judaica nos EUA, exigiu na noite de terça-feira um pedido de desculpas do chanceler Ernesto Araújo. Na semana passada, em uma longa postagem em seu blog pessoal, o ministro comparou o isolamento social para conter a Covid-19 a campos de concentração nazistas.

“Esta analogia usada por Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do Brasil, comparando medidas de distanciamento social com campos de concentração nazistas é ao mesmo tempo profundamente ofensiva e completamente inadequada. Ele deveria pedir desculpas imediatamente”, disse a organização em sua conta do Twitter, compartilhando uma reportagem do site "Times of Israel" sobre o assunto.

Fundado em 1906, o Comitê Judaico Americano é uma das organizações mais antigas e influentes em defesa dos direitos civis de judeus. Parte importante do lobby pró-Israel nos EUA, o site do grupo lista como seus objetivos principais “combater o crescimento do antissemitismo e do extremismo, defender o lugar de Israel no planeta e salvaguardar os direitos e as liberdades de todos os povos”, de acordo com o Globo.

Araújo ignorou a demanda para que se desculpasse, mas chamou a matéria do site israelense de "injusta e completamente equivocada".Em uma série de postagens em seu Twitter o chanceler disse que o governo brasileiro vem adotando "uma política de aproximação sem precedentes" com Israel e com "o povo judeu" e rejeita "frontalmente o antissemitismo que se esconde por trás do antissionismo".

"Orgulho-me de minha postura de denunciar e combater o antissemitismo e de meu trabalho pela construção da relação de profunda amizade e parceria desejada pelos povos do Brasil e de Israel", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário