> TABOCAS NOTICIAS : As brasileiras que ajudaram a sequenciar genoma do coronavírus: Ester Sabino e Jaqueline

quarta-feira, 4 de março de 2020

As brasileiras que ajudaram a sequenciar genoma do coronavírus: Ester Sabino e Jaqueline

Por: Só Notícia Boa
Ester (esq) e Jaqueline - Fotos: USP Imagens / Currículo Lattes
Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus são as duas cientistas brasileiras que tiveram papel fundamental no sequenciamento do genoma do novo coronavírus.

A pesquisa da qual Ester e Jaqueline participaram determinou a sequência completa do genoma viral encontrado no Brasil, que foi chamado de SARS-CoV-2. Isso aconteceu 48 horas depois da confirmação do primeiro paciente com a doença no Brasil, como mostrou o SóNotíciaBoa.

Elas conduziram o estudo ao lado de outros pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz (IAL), do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) e da Universidade de Oxford.

Isso poderá ajudar epidemiologistas, virologistas e especialistas em saúde pública a desenvolverem vacinas e testes diagnósticos.

Ester
Ester Sabino é diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP e coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), que é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp) e pelos britânicos Medical Research Council e Fundo Newton.

A intenção do CADDE é reunir cientistas para realizar estudos em tempo real de epidemias de arboviroses, como é o caso da zika e da dengue. “A proposta é realmente ajudar os serviços de saúde e não apenas publicar as informações meses depois que o problema ocorreu”, explicou Ester Sabino à Agência FAPESP.

Jaqueline
Jaqueline Goes de Jesus é pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da FAPESP, por sua vez, liderou a equipe que fez sequenciamento do genoma viral ao lado de Claudio Tavares Sacchi, responsável pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz.

A cientista desenvolve pesquisas na área de arboviroses emergentes e faz parte do ZiBRA project – Zika in Brazil Real Time Analysis, um projeto itinerante de mapeamento genômico do vírus Zika no Brasil.

Durante seu doutorado, ela contribuiu para o aprimoramento de protocolos de sequenciamento de genomas completos pela tecnologia de nanoporos dos vírus Zika e HIV. Leia tudo em https://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário