> TABOCAS NOTICIAS : Pesquisadores descobrem fóssil de tartaruga pré-histórica do tamanho de um carro na Amazônia

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Pesquisadores descobrem fóssil de tartaruga pré-histórica do tamanho de um carro na Amazônia

Fósseis de uma tartaruga pré-histórica do tamanho de um carro foram descobertos no deserto de Tatacoa, na Colômbia e na região de Urumaco, na Venezuela. 

Pesquisadores acreditam que o animal, da espécie Stupendemys geographicus, tenha vivido entre 13 e 7 milhões de anos atrás. A informação foi divulgada pela BBC Brasil na última quinta-feira (13/2). 

A tartaruga tem o tamanho e o peso de um carro modelo sedan e vivia em um imenso pântano no norte da América do Sul, antes da formação dos rios Amazonas e Orinoco. 

O macho tinha chifres que apontavam para frente nos lados do casco. Cicatrizes profundas encontradas nos fósseis indicam que provavelmente eram usados ​​como lanças para combater adversários.

Os pesquisadores acreditam que a tartaruga vivia no fundo de lagos e rios ao lado de crocodilos gigantes e tinha uma dieta diversa, à base de pequenos animais, vegetação, frutas e sementes. 

O tamanho, gigante, foi essencial para a espécie se defender de predadores de grande porte. Um dos fósseis da Stupendemys geographicus, por exemplo, foi descoberto com um dente de crocodilo gigante cravado.

Os pesquisadores afirmam também ter encontrado um casco de 3 metros de comprimento e um osso da mandíbula inferior, que deu mais pistas sobre a alimentação da espécie. Os primeiros fósseis da espécie, tem quatro metros de comprimento, foram descobertos na década de 1970 mas desde então há muitas incógnitas sobre o animal. Fotos:PA Media/BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário