> TABOCAS NOTICIAS : CARTÃO DO SUS: Saiba como fazer, consultar de forma online e imprimir

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

CARTÃO DO SUS: Saiba como fazer, consultar de forma online e imprimir

Sabe o que fazer em caso de perda, se é possível tirar uma segunda via do Cartão do SUS? Neste site, vamos passar todas essas e outras informações para que tenha o cartão SUS e assim, agilizar os atendimentos médicos.

O que é o Cartão SUS?
O SUS (Sistema Único de Saúde) é o principal sistema gratuito de atendimento de saúde brasileiro, e é muito importante que a pessoa tenha o seu Cartão Nacional de Saúde (CNS) em mãos para agilizar e facilitar o atendimento na rede de saúde pública.

O cartão do SUS é um cartão emitido pelo Governo Federal que permite que qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no país realize vários procedimentos médicos gratuitos no SUS mesmo até quem paga um plano de saúde.

Em todo cartão SUS vem um número de identificação, único e pessoal, que serve para identificar você em meio aos outros usuários e o seu histórico médico completo na rede pública.

Assim, mesmo que você esteja em outro estado, por exemplo, através do número de identificação do cartão, os agentes de saúde saberão mais informações relevantes sobre você e seu estado de saúde, pois essas informações estarão vinculadas a esse número.

Inclusive você consegue consultar seu histórico clínico pela internet pelo portal oficial do Ministério da Saúde (MeuDigSUS).

Mas como o SUS organiza orçamentos, pacientes, cirurgias e medicamentos em toda rede nacional? O SUS utiliza o SIGTAP que é uma ferramenta de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM no Sistema Único de Saúde.

Como quase todos sabem, o SUS – Sistema Único de Saúde é utilizado pela maioria dos brasileiros. Através desse sistema, os cidadãos tem acesso a diversos procedimentos de saúde gratuitamente.

A tecnologia tem ajudado muito com os procedimentos no SUS, seja criando portais ou aplicativos para acesso ou até mesmo ao criar softwares para focar especificamente na melhora do Sistema Único de Saúde. O SUS Fácil é um exemplo disso.

O que é SUS Fácil?
O SUSFácil é um software de regulação assistencial regional em Minas Gerais, que tem como principal objetivo melhorar o atendimento prestado a população nos serviços de saúde no Estado de Minas Gerais. O sistema é considerado como um grande pronto-socorro virtual.

Como consultar número do Cartão SUS?
Qualquer pessoa pode consultar o número do Cartão Nacional de Saúde sempre que precisar no posto de saúde ou pela internet. Caso precise fazer isso pela internet, você consegue fazer a sua consulta de dados através do portal MeudigiSUS. Para fazer a consulta do número do Cartão SUS pelo CPF deve seguir o passo a passo:

1º Passo: Entrar no site oficial da plataforma MeuDigSUS. Clique em “Entrar“.
2º Passo: Colocar CPF e senha previamente cadastrada. Caso não tenha ainda feito o cadastro no portal clique em “Criar Conta” e siga as instruções que lhes forem dadas e marque a caixa de verificação!
3º Passo: Uma vez dentro do Sistema clicar em “Meus Dados”.
4º Passo: Uma nova tela se abrirá com seus dados e o número do seu cartão SUS. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário