> TABOCAS NOTICIAS : Ministério da Saúde anuncia mudanças para 2020 em duas vacinas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Ministério da Saúde anuncia mudanças para 2020 em duas vacinas

As alterações foram definidas "em virtude da situação epidemiológica no País"
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou que, a partir do ano que vem, a vacinação contra febre amarela será estendida a todos os municípios brasileiros e uma dose de reforço será dada a crianças de quatro anos. Além disso, a vacina contra a gripe passará a ser oferecida a partir dos 55 anos (até 2019, ela era dada para idosos a partir dos 60). As alterações foram definidas “em virtude da situação epidemiológica no País e a necessidade de proteger a população contra”. As novas diretrizes constam em ofício enviado pelo ministério a representantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

De acordo com o documento, todo o País passará a ser considerado área de recomendação para a vacina contra a febre amarela. Com isso, parte dos Estados do Nordeste que ainda não tinham essa recomendação também deverão ter sua população vacinada. Isso inclui 1.101 municípios de sete estados nordestinos: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma única dose desse imunizante é capaz de proteger a pessoa por toda a vida. No entanto, estudos indicam que quando a vacina é dada a crianças muito novas, a eficácia pode ser menor, e por isso o reforço às crianças desta idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário