> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: 5º GBM realiza a 4ª edição da campanha "Na onda contra o plástico"

sábado, 7 de dezembro de 2019

ILHÉUS-BA: 5º GBM realiza a 4ª edição da campanha "Na onda contra o plástico"

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5°GBM) de Ilhéus, realizou nesse sábado (7) a quarta etapa da campanha "Na onda contra o plástico", desafio on line Trashtag Challenge. O evento aconteceu no Rio Almada em Sambaituba, distrito atendido pelo 5° GBM. Cerca de 100 voluntários participaram do evento, com apoio da Marinha do Brasil, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, comunidade de Sambaituba, além dos voluntários da nossa unidade. Durante a atividade, foram recolhidos cerca de 500 sacos de material descartado indevidamente nas margens do Rio Almada.

"Essa luta deve ser diária e vai além do não sujar. A principal finalidade é promover a conscientização de contribuir com a limpeza do ambiente freqüentado pelo cidadão", explicou o tenente-coronel BM Edinei Factum, comandante do 5ºGBM.

Na onda contra o plástico*
Em março de 2019, a ong internacional WWF (World Wide Fund for Nature/Fundo Mundial para a Natureza) divulgou um estudo segundo o qual o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla este tipo de lixo: apenas 1,2%. 

Sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acabam nos oceanos. Segundo o relatório da WWF, o volume de plástico que chega aos oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas. Neste ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2, até 2050 haverá mais plástico nos mares do que peixes. Segundo a ONG, o último verão foi o recordista em animais mortos na costa brasileira, e boa parte dos grandes mamíferos tinham plástico em seus estômagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário