> TABOCAS NOTICIAS : Alemanha contradiz Ricardo Salles e nega fechamento de acordo para o Fundo Amazônia

sábado, 7 de dezembro de 2019

Alemanha contradiz Ricardo Salles e nega fechamento de acordo para o Fundo Amazônia

Foto: Reprodução/TV TEM
A Alemanha, através da embaixada no Brasil, negou que o país tenha tomado decisões sobre o Fundo Amazônia. Ao contrário do que disse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que afirmou que o país "já topou" a nova proposta. A embaixada afirmou ter recebido "com espanto" a afirmação de Salles.

Segundo o jornal O Globo, o ministro do meio ambiente teria dito que a proposta para um novo modelo do Fundo Amazônia já tinha sido aprovada pela Alemanha. “Entregamos uma minuta aos doadores, que estão estudando a proposta. A Alemanha já topou. Falta a Noruega", disse Ricardo Salles nesta quinta-feira (5), durante a Cúpula do Clima da ONU (COP 25), em Madri.

Além da Alemanha, o Fundo Amazônia é composto de doações da Noruega e da Petrobras. Através dele são direcionados recursos para projetos de desenvolvimento na Amazônia. Neste ano, o fundo foi paralisado e não aprovou nenhum novo projeto.

De acordo com o G1, em agosto a Noruega, que representa 94% das doações do fundo, bloqueou um repasse de R$ 132,6 milhões. Em resposta, Salles disse que novas regras do Fundo Amazônia estão em discussão e que não se surpreendeu com suspensão da Noruega.

Procurada pelo site, a embaixada da Alemanha em Brasília emitiu nota negando que a avaliação sobre as novas regras já tenha sido feita. A proposta de reformulação foi recebida nesta semana, mas ainda está em análise, disse a representação alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário