> TABOCAS NOTICIAS : Sarampo tem quinto caso confirmado no Ceará

sábado, 28 de setembro de 2019

Sarampo tem quinto caso confirmado no Ceará

Cinco casos de sarampo já foram confirmados no Ceará em 2019. — Foto: Divulgação/SES
Três casos foram registrados em Fortaleza, um em Jaguaribe e outro em Sobral, na região norte do estado.

O Ceará chegou à marca de cinco casos confirmados de sarampo em 2019, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa), na tarde desta sexta-feira (27). Quatro das ocorrências são importadas (contraídas em outro estado) e a quinta ainda está sob investigação quanto ao local em que foi contraída, segundo a Sesa.

Três dos infectados foram diagnosticados em Fortaleza, um em foi em Jaguaribe e o mais recente, em Sobral.

Até 21 de setembro deste ano, foram notificados 152 casos da doença no estado, dos quais 111 foram descartados e 36 estão em investigação.

O último caso autóctone de sarampo no Ceará foi diagnosticado em julho de 2015. Os sintomas da doença são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas.
A enfermidade é considerada altamente contagiosa, podendo ser transmitida por meio de secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

A vacina tríplice viral está disponível em todos os postos de saúde do Ceará, segundo a Sesa, e é a principal maneira para evitar a o sarampo. No Brasil, 19 estados passam por surtos ativos de sarampo. Até agora, quatro mortes foram confirmadas no país, sendo três em São Paulo e uma em Pernambuco. Fonte: G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário