> TABOCAS NOTICIAS : Brasileira vence prêmio da ONU por purificar água com radiação solar

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Brasileira vence prêmio da ONU por purificar água com radiação solar

Anna Luisa Beserra - Foto: ONU Meio Ambiente
Uma brasileira de 21 anos venceu o Prêmio Jovens Campeões da Terra na América Latina e no Caribe, da ONU, por criar uma solução inovadora para purificar a água de cisternas no semiárido brasileiro.

Anna Luisa Beserra, de 21 anos, fundadora do Aqualuz, desenvolveu um dispositivo que usa radiação solar para purificar a água da chuva captada em cisternas. (vídeo abaixo)

A criação dela poderá ajudar a proteger pessoas de doenças diarreicas – que estão entre as principais causas de morte em todo o mundo 0 e estão diretamente ligadas à falta de água potável e à falta de saneamento e acesso à higiene.

O filtro
O Aqualuz é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível – realidade afeta mais de um milhão de pessoas no Brasil.

A água da cisterna é purificada por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o recurso está seguro para o consumo.

“Meu propósito é levar o direito básico à água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais”, afirmou Beserra. “Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e salvar vidas”. Leia mais em http://www.sonoticiaboa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário