> TABOCAS NOTICIAS : Lente de contato com zoom é criada por cientistas dos EUA

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Lente de contato com zoom é criada por cientistas dos EUA

Foto: Pixabay
Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, anunciaram a criação de uma lente de contato capaz de dar zoom, de acordo com o movimento ocular.

Se o usuário piscar duas vezes, seguidamente, ela aproxima a imagem que ele quer enxergar.

A nova lente é capaz de detectar sinais elétricos gerados pela movimentação dos olhos e alterar sua forma para ampliar a imagem. http://www.sonoticiaboa.com.br

Como
Os cientistas mediram os sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos – para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes – e criaram uma lente que responde diretamente a esses impulsos elétricos.

Ela é capaz de mudar sua distância focal dependendo dos sinais gerados.

Feita de polímeros que “esticam” quando a corrente elétrica é aplicada, a lente é controlada por cinco eletrodos ao redor do olho, que agem como músculos.

Quando o polímero se torna mais convexo, ela aumenta o zoom.

‘Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico’, explica Shengqiang Cai, coordenador da pesquisa, em entrevista ao site New Scientist.

Os criadores acreditam que no futuro, a inovação poderá ser usada em ‘próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente. Com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário