> TABOCAS NOTICIAS : Mãe faz alerta sobre doença que se parece com catapora, mas é bem mais grave

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Mãe faz alerta sobre doença que se parece com catapora, mas é bem mais grave

Foto: Arquivo Pessoal
Uma mãe fez um alerta na internet sobre cuidados com os filhos. Ela publicou fotos da filha de dois anos com algo que parecia uma catapora muito forte, mas era algo muito pior. A mãe, Emma Reavley, observou pontos vermelhos no pescoço da filha, Emily, em abril deste ano. As manchas se espalharam rapidamente pelo corpo. A menina sentia dificuldades para comer, pois a garganta estava dolorida e apresentava bolhas.

Na primeira consulta médica, em um hospital do Reino Unido, ela foi informada que se tratava de catapora. Horas depois, a filha teve uma febre alta. Diante disso, ela levou a criança para outro hospital. Os médicos imediatamente diagnosticaram a garota com a doença mão-pé-boca (HFMD), uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amígdalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Segundo o hospital, Emily era a terceira paciente que apresentava os sintomas naquele dia. A menina ficou duas semanas internada para prevenir a disseminação do vírus. Apesar de já ter se recuperado, o corpo de Emily ainda está repleto de cicatrizes. A outra filha de Emma, Evie, havia contraído a doença semanas antes. “Eram apenas algumas manchas no começo, mas elas literalmente começaram a se espalhar na frente dos meus olhos. E conforme o dia foi passando, foi piorando”, relata a mãe. “Seu corpo estava coberto e ela tinha bolhas também na boca e na garganta”, contou ao Daily Mail.

Depois de ter sido diagnosticada com catapora, Emma percebeu que algo estava errado. “[As bolhas] não pareciam ser de catapora. Tenho tantos filhos, eu sabia como elas eram”, conta. Emma é mãe de mais 7 crianças, além de Emily. “Eu decidi ficar de olho nelas, mas na manhã seguinte ela estava tão ruim que eu sabia que algo não estava certo”.

De acordo com o site do médico Drauzio Varella, a doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa que tem como sintomas febre alta, aparecimento de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe e erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Ela é causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus. Eles habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário