> TABOCAS NOTICIAS : O que explica o baixo crescimento da economia brasileira

quinta-feira, 30 de maio de 2019

O que explica o baixo crescimento da economia brasileira

Análise - O que explica o baixo crescimento da economia brasileira
Esta análise é do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, enviada esta tarde ao editor.

A velocidade da economia brasileira perdeu tração recentemente. Nos próximos dias conheceremos o PIB do primeiro trimestre de 2019, para o qual se projeta pequena retração na margem. Combinada à expansão de 0,1% do quarto trimestre de 2018 e à projeção atual para o segundo trimestre de 2019 (expansão de 0,2%), há um diagnóstico óbvio de crescimento muito fraco, especialmente ao se levar em conta que a taxa Selic se encontrarem seu mínimo histórico,de 6,5%.

[Cabe, portanto, perguntar quais são as possíveis explicações para esse baixo crescimento. Nesse texto, descreveremos as principais narrativas que poderiam explicar esse fenômeno. Ao final, fazemos um balanço sobre quais possuem maior aderência empírica e quais podem ser rejeitadas com maior probabilidade.

Narrativa #1: PIB potencial mais baixo. Seja pela má alocação da capital feita na última década, pela baixa razão investimento/PIB ou pela estagnação da produtividade, a decepção com o PIB corrente estaria ligada a um potencial muito baixo.  CLIQUE AQUI para ler muito mais, inclusive com gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário