> TABOCAS NOTICIAS : ILHÉUS-BA: Vereador e empresários foragidos se entregam à Justiça

quarta-feira, 29 de maio de 2019

ILHÉUS-BA: Vereador e empresários foragidos se entregam à Justiça

Foto: Reprodução / Blog do Gusmão
Quatorze dias depois de deflagrada a Operação Xavier, o vereador e ex-presidente da Câmara de Ilhéus, no sul, Lukas Paiva se entregou à Polícia. Paiva se apresentou na tarde desta terça-feira (28) no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Segundo o Blog do Gusmão, também se entregou na mesma ocasião o empresário Leandro Silva Santos que também teve a prisão preventiva decretada.

Os dois devem ser transferidos para Ilhéus. A Operação Xavier (ver aqui) foi deflagrada no dia 15 de maio. Conforme as investigações, que duraram dois anos, os envolvidos atuavam em um esquema de fraudes em licitações, contratos e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara de Ilhéus. Os crimes teriam ocorrido entre 2011 e 2018.

A ação foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus com apoio da Polícia Federal, entre outros órgãos.

Lukas Paiva assim como Tarcísio Paixão – vereadores e ex-presidentes da Câmara local – já foram substituídos na Casa. Entraram os suplentes Reynaldo Oliveira dos Santos [Zé Neguinho] no lugar de Tarcísio Paixão, e Carlos Augusto Cardoso da Silva [Augustão] assumiu na vaga de Lukas Paiva.

Um terceiro vereador, Gilmar Sodré, também tomou posse na vaga de Aldemir Santana, vereador que não foi preso, mas teve o afastamento decretado pela Justiça sob acusação de ameaçar de morte uma testemunha (veja aqui). BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário