> TABOCAS NOTICIAS : CANDEIAS-BA: MP ajuíza ação contra município para retirar moradores de áreas de risco

sexta-feira, 24 de maio de 2019

CANDEIAS-BA: MP ajuíza ação contra município para retirar moradores de áreas de risco

Foto: Divulgação / Prefeitura de Candeias
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública contra o município de Candeias. No documento, o MP pede à Justiça que determine a retirada de moradores das áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações na cidade.

Caso a Justiça acate o pedido feito pela promotora Cecília Carvalho Marins Dourado, o município terá o prazo de 30 dias para realocar a população que mora nessas áreas para locais seguros.

A ação pede ainda que a Justiça determine à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) que, no mesmo prazo, apresente um cronograma de intervenções, com metas e prazos definidos para a execução das obras de recuperação das áreas de risco.

Um inquérito civil constatou 16 áreas no município com risco alto ou muito alto de acidentes. Outros dois inquéritos detectaram a existência de três áreas de risco geológico; na Rua João Cândido, no Bairro Malembá; na Rua Wanderley de Araújo Pinho e na Rua do Cajueiro, ambas no Centro.

A promotora de Justiça pede que as ações emergenciais sejam executadas nessas três áreas. Segundo Cecília Carvalho Martins, as obras a serem realizadas pela Conder resultam de repasses de verba federal em razão do Estado de Emergência decretado no Município em 2015, por conta das fortes chuvas daquele ano. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário