> TABOCAS NOTICIAS : "Lava Jato era grupo de trabalho, mas virou partido político",diz Gilmar Mendes

quinta-feira, 25 de abril de 2019

"Lava Jato era grupo de trabalho, mas virou partido político",diz Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, criticou os membros da Lava Jato e, em especifico, o procurador Deltan Dallagnol, que foi alvo de um processo administrativo disciplinar pelo Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Para Gilmar, o grupo se transformou em um partido político, e quando tentou criar a "fundação Lava Jato", que administrava grande volume financeiro, seria uma " brincadeira que Dallagnol teria para fazer política", segundo o Uol.

O processo se deu por declarações que o procurador deu à rádio CBN, afirmando que os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, além de Gilmar Mendes desfaziam o trabalho realizado em Curitiba, transmitindo a mensagem de leniência.

"Acho que a mídia está até minimizando isso. O que le disse é que a turma passava uma mensagem favorável de leniência quanto à corrupção, esta foi a imputação dele - e depois disso que formava uma panelinha. Foi por isso que houve a representação e ele foi absolvido no conselho do Ministério Público e agora foi instaurado o inquérito", retrucou Mendes nesta quarta-feira (24).

Gilmar Mendes falou com jornalistas na em Lisboa, onde encerra nesta quarta o workshop em que faz parte do VII Fórum Jurídico de Lisboa, evento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Brasiliense de Direito Público ( IDP), do qual é sócio.

Na última segunda-feira (22), Gilmar Mendes participou de um jantar com a participação de Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança e contou que brincou com amigos portugueses, já que Moro integrou a operação Lava Jato: " Ele (Moro) disse que foi um pequeno erro. Um pequeno erro?".

Quando questionado sobre a reação de Moro, Gilmar Mendes disse que o ministro adotou um tom de humor: " Disse, ' dou-lhes o benefício da dúvida'. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário