> TABOCAS NOTICIAS : Engenheiro preso foi premiado em gestão de risco de barragens

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Engenheiro preso foi premiado em gestão de risco de barragens

Preso ontem por indício de responsabilidade no rompimento da barragem de Brumadinho, o engenheiro civil Makoto Namba foi premiado em outubro do ano passado por um projeto sobre gestão de risco de reservatórios de rejeito. 

A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica considerou o estudo de caso da barragem de Itabiruçu, em Itabira, do qual Namba é co-autor, “uma abordagem diferenciada por analisar os riscos de forma probabilística, que quantifica os riscos de forma mais completa”.

Em novembro, a Vale apresentou o plano de aumentar para 850 metros a altura da barragem, que tem 835 metros. Segundo a mineradora, Itabiruçu tem capacidade para receber mais de 220 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Em Brumadinho, a barragem que se rompeu tinha capacidade para 12 milhões de metros cúbicos.

Namba é engenheiro terceirizado da Vale e junto com outros profissionais assinou declarações de estabilidade do reservatório de Brumadinho, informando que as estruturas se adequavam às normas de segurança. (Foto: GloboNews/Reprodução) www.fabiocampana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário