> TABOCAS NOTICIAS : Todas as crianças brasileiras separadas dos pais nos EUA foram reunidas, garante governo

sábado, 28 de julho de 2018

Todas as crianças brasileiras separadas dos pais nos EUA foram reunidas, garante governo

Foto: Reprodução / TV Globo
O Ministério das Relações Exteriores afirma que todas as crianças brasileiras que haviam sido separadas dos pais na fronteira sul dos Estados Unidos já foram reunidas com seus parentes. Embora o prazo concedido pela Justiça estadunidense para que o governo reunisse as famílias tenha acabado na última quinta-feira (26), centenas delas ainda estavam separadas, sendo 10 brasileiras (veja aqui).

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o governo do presidente Donald Trump disse que 1.600 famílias eram elegíveis para a reunião, relatando ter devolvido 1.442 crianças a seus pais. Outras 378 foram soltas em "circunstâncias apropriadas".

Além disso, das 711 crianças que ainda estão em abrigos americanos, 431 tiveram seus pais deportados. Algumas Organizações Não-governamentais (ONGs) têm atuado para tentar encontrar esses pais, a maioria na América Central. A separação de pais e filhos começou a ocorrer em abril com a política de “imigração zero” instaurada pelo governo republicano. Enquanto as crianças foram levadas para abrigos, os pais ficavam detidos para responder a processos no país. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário