> TABOCAS NOTICIAS : Enfermeiras denunciam análise por amostragem de exames citopatológicos em Pelotas

domingo, 15 de julho de 2018

Enfermeiras denunciam análise por amostragem de exames citopatológicos em Pelotas

Foto: Reprodução / Diário da Manhã
Enfermeiras da rede pública de saúde de Pelotas denunciam o laboratório que presta atendimento na Unidade Básica de Saúde Bom Jesus, relatando que as amostras coletadas no exame Papanicolau estão sendo analisadas por amostragem, ou seja, de cada 500 exames, cerca de 5 são analisados. Segundo elas, os laudos de pacientes com lesão vão para o laboratório com uma "bolinha" que os diferencia dos demais e voltam com o resultado "normal". "Desconfiamos pois os laudos vinham sempre com o mesmo teor: exame normal. Isso não é possível, já que algumas pacientes apresentavam lesões aparentes", afirmou uma enfermeira que preferiu não se identificar.

De acordo com as enfermeiras, as repetições de resultados "normal" vêm ocorrendo nos últimos 6 anos. "Até então as mulheres de Pelotas apresentavam índices de câncer semelhantes ao resto do Brasil, mas nos últimos 6 anos caiu para quase 0. Isso não é real!", observou outra enfermeira.

Segundo o Diário da Manhã, a secretária de saúde de Pelotas, Ana Costa, disse que já havia recebido a denúncia sobre os exames com resultados repetidos. "Foi uma denúncia informal. Não há nenhuma reclamação formalizada na Secretaria", disse Ana. A secretária ainda afirmou que já está providenciando a troca do laboratório que realiza os exames citopatológicos. BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário