> TABOCAS NOTICIAS : Ayahuasca reduz sintomas da depressão, revela pesquisa

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Ayahuasca reduz sintomas da depressão, revela pesquisa

Ayahuasca - Foto: The Costa Rica News
Um estudo científico feito durante três anos, comprova a eficiência da ayahuasca contra depressão em pessoas que não conseguem resultados com remédios disponíveis nas farmácias

A pesquisa, feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi publicada nesta sexta, 15, pela Psychological Medicine, da editora da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

“Este é o primeiro estudo controlado com ayahuasca para depressão, e os resultados são promissores e interessantes”, disse à Folha o autor principal do estudo Dráulio Araújo, físico convertido à neurociência.

Ayahuasca
A ayahuasca, é uma bebida usada por povos tradicionais indígenas e em rituais religiosos como o Santo-Daime.

Ela é produzida a partir do cipó e da folhagem de duas plantas amazônicas: o mariri (Banisteriopsis caapi) e a chacrona (Psicotria viridis).

Seus efeitos e alucinações duram cerca de 4 horas e podem incluir náusea, vômito e diarreia. Evidências apontam que a ayahuasca é segura e não vicia.

“A ativação de partes do cérebro que respondem à serotonina leva a uma reação em cadeia, que altera a maneira como os neurônios se comunicam entre si e a própria organização cerebral”, diz sobre o efeito dos psicodélicos Stevens Rehen, neurocientista do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa, que não participou do estudo.

Resultados da pesquisa
Os pacientes que receberam a ayahuasca tiveram uma redução significativa durante sete dias na gravidade da depressão medida por escalas padronizadas em comparação com os que receberam o tratamento placebo

A exemplo de outras drogas psicodélicas, como LSD, ela parece atuar sobre áreas do cérebro envolvidas no processamento de humores e emoções e sensíveis ao neurotransmissor serotonina, por exemplo aumentando nelas a circulação de sangue.

Na pesquisa conduzida na UFRN, a ayahuasca demonstrou ao longo de sete dias ser mais poderosa e persistente na redução dos sintomas de depressão que o placebo dado aos pacientes.

“É importante assinalar que a ayahuasca como tratamento é experimental. Seu uso terapêutico ainda não está regulamentado”, ressalva Luís Fernando Tófoli, psiquiatra, co-autor do artigo e pesquisador na Unicamp.

A pesquisa
Participaram do ensaio 29 pessoas com depressão que haviam enfrentado tratamentos com pelo menos dois antidepressivos de classes diferentes, sem sucesso, e sem uso prévio de ayahuasca.

Os 14 que tomaram o chá receberam a bebida enviada à UFRN pela igreja Barquinha, de Ji-Paraná (RO). Os outros 15 ingeriram, como placebo, uma beberagem com ingredientes para torná-la marrom, amarga e azeda como a ayahuasca, assim como sulfato de zinco para provocar leve mal-estar gastrointestinal.

Todos os 29 foram acomodados das 8h às 16h em aposentos confortáveis, com cama, poltrona reclinável e música suave.

Após explicações detalhadas sobre efeitos, recebiam o chá por volta das 10h com a recomendação de relaxar e ficar de olhos fechados. A qualquer momento podiam chamar uma dupla de pesquisadores na sala ao lado.

Os pacientes passaram por entrevistas um dia antes e um, dois e sete dias depois da sessão.

Uma semana depois, testados com questionários padronizados, 9 dos 14 do grupo da ayahuasca ainda tinham escores melhores para depressão, inclusive com aumento da melhora. No outro grupo, apenas 4 de 15 melhoraram.

“Estamos muito animados com esses novos resultados”, disse em comunicado do grupo Jaime Hallak, outro coautor do estudo, professor de psiquiatria na USP.  Com informações da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário