> TABOCAS NOTICIAS : Encontro das Coreias sinaliza paz após 65 anos de guerra

domingo, 29 de abril de 2018

Encontro das Coreias sinaliza paz após 65 anos de guerra

Por: Só Notícia Boa
Kim Jong-un e Moon Jae-in / Foto: Reuters
O encontro dos líderes das Coreias do Norte e do Sul, nesta sexta, 27, sinaliza para um acordo de paz após 65 anos de uma guerra sangrenta que matou 4 milhões de pessoas.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, apareceram em público de mãos dadas. Um encontro histórico.

Eles concordaram em trabalhar para livrar a península de armas nucleares.

Os dois também concordaram em fazer um esforço para transformar a trégua que encerrou a Guerra da Coreia em 1953 em um tratado de paz este ano.

Os anúncios foram feitos pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, e pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, após conversas no lado sul-coreano da fronteira.

O encontro entre os dois ocorreu após um longo período de tensão reforçada pela retórica bélica da Coreia do Norte.

Detalhes de como a desnuclearização seria alcançada não foram divulgados e muitos analistas continuam céticos em relação ao aparente entusiasmo do Norte para o diálogo.

Outros pontos que os líderes concordaram em uma declaração conjunta foram:
Fim às “atividades hostis” entre as duas nações
Transformação da zona desmilitarizada que divide os países em uma “zona de paz”, interrompendo transmissões de propaganda
Redução de armas na região enquanto se aguarda o alívio da tensão militar
Pressionar por negociações de três vias envolvendo os EUA e a China
Organizar um reencontro de famílias separadas pela guerra
Conectar e modernizar ferrovias e estradas através da fronteira
Mais participação conjunta em eventos esportivos, incluindo os Jogos Asiáticos deste ano

Primeiro encontro desde 2007
Esta foi a primeira vez que um líder norte-coreano pisou em solo sul-coreano. Mas não é a primeira vez que líderes dos dois países se encontram.

O pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, se reuniu com presidentes da Coreia do Sul em duas ocasiões: com Kim Dae-jung, em 2000, e com Roh Moo-hyun, em 2007. Os dois encontros ocorreram em Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

Nesta sexta, Kim Jong-un e Moon Jae-in participaram de uma cerimônia que consistia no plantio de um pinheiro usando terra e água dos dois países.

Os presidentes escavaram o solo na raíz da árvore e revelaram um marcador de pedra com seus nomes, títulos oficiais e uma mensagem onde se lia: “Plantando paz e prosperidade”.

Repercussão
Os Estados Unidos acompanharam de longe o encontro desta sexta-feira na Coreia do Sul.

O encontro entre os dois líderes é visto como uma preparação para um prometido encontro entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, ainda sem data e lugar definidos.

A Casa Branca afirmou em comunicado que espera que a reunião desta sexta signifique um progresso para “um futuro de paz e prosperidade”, e manifestou que o governo americano deseja continuar as negociações para o possível encontro entre Trump e Kim “nas próximas semanas”. Com informações da BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário