> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Cepron intensifica ações do Outubro Rosa

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

ITABUNA-BA: Cepron intensifica ações do Outubro Rosa

Para reforçar as ações da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade acerca da importância da realização do trabalho preventivo em torno do câncer de mama e do câncer do colo do útero, a Prefeitura de Itabuna, através do Centro de Prevenção em Oncologia (Cepron) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando mutirões com a oferta de diferentes serviços voltados à população. As atividades especiais, realizadas todas as quartas-feiras do mês de outubro, tiveram continuidade hoje (18).

A secretária de saúde, Lísias Miranda, considera importante a realização deste trabalho no Cepron durante a campanha Outubro Rosa e destaca a atuação da equipe da SMS que está mobilizada em informar e orientar a população sobre os riscos da doença que, no Brasil, registra aproximadamente 60 mil casos por ano. A coordenadora do Cepron, Kiliane Silva Oliveira, informa que nos dias de mutirão o centro está realizando cerca de 120 atendimentos, incluindo serviço médico especializado em oncologia.

Além de todos os serviços já disponibilizados diariamente pelo Cepron, os mutirões do Outubro Rosa contam com uma série de palestras educacionais que visam promover à população informações acerca da necessidade da prevenção. Dentre as observações realizadas durante as atividades, destaca-se o trabalho voltado ao autoexame, método por onde é possível diagnosticar a doença.

Com o intuito de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama, que se configura na principal causa de morte entre mulheres no Brasil e no mundo, a SMS continuará realizando o trabalho de conscientização em torno da prevenção da doença. Na próxima quarta-feira (25) o Cepron realizará mais uma edição do mutirão do Outubro Rosa. Para ser atendido, pacientes entre 25 e 60 anos não precisam de encaminhamento médico. Menores de 25 anos e maiores de 60 anos precisam de encaminhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário