> TABOCAS NOTICIAS : Luzes acesas à noite pode aumenta risco de câncer de mama, diz estudo com 110 mil voluntárias

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Luzes acesas à noite pode aumenta risco de câncer de mama, diz estudo com 110 mil voluntárias

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, deixar as luzes acesas durante a noite pode aumentar o risco de câncer de mama.

Por meio de uma análise que contou com quase 110 mil voluntárias, os cientistas verificaram que as mulheres que viviam em regiões de maior luminosidade noturna eram 14% mais propensas a desenvolveram o câncer, de acordo com informações da revista Saúde.

Os dados para o estudo foram coletados entre os anos de 1989 e 2013. Também foram considerados fatores de risco relacionados ao câncer, a fim de serem descartadas quaisquer confusões com os resultados.

Os pesquisadores verificaram que a associação entre a luminosidade noturna e o câncer de mama só existiu entre as mulheres que eram ou foram fumantes, bem como as que estavam na menopausa.

No entanto, os cientistas ainda não sabem dizer os motivos para tal ligação. Uma das hipóteses sugere que a exposição crônica à luz artificial após o pôr do sol pode bagunçar o chamado ciclo circadiano – o relógio biológico. Logo, os níveis e funcionamento de hormônios como estrogênio e progesterona, que quando em excesso já foram associados ao surgimento dos tumores, seriam alterados.

De acordo com o oncologista Stephen Stefani, do Hospital do Câncer Mãe de Deus, no Rio Grande do Sul, que comentou o estudo, disse por meio de um comunicado à imprensa que investigações mais aprofundadas devem ser feiras para que a associação apresentada seja confirmada.

Por luzes artificiais entende-se elementos como postes, lâmpadas de casa e até mesmo as luzes de telas de celulares, computadores e tablets. [ Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário