> TABOCAS NOTICIAS : Tratamentos alternativos contra o câncer dobram chance de morte, diz estudo

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Tratamentos alternativos contra o câncer dobram chance de morte, diz estudo

Colaboração para o UOL
Reprodução/Instagram/marcelorezende.oficial
Com câncer, Marcelo Rezende é um exemplo de quem optou por abandonar a quimioterapia

Recentemente o jornalista Marcelo Rezende, que sofre de câncer de pâncreas, abandonou o tratamento convencional para tentar métodos alternativos contra a doença. Um estudo, publicado em periódico do National Cancer Institute, dos EUA, mostra que Rezende pode não ter tomado a melhor decisão. Segundo a pesquisa, conduzida pelo médico Skyler Johnson, da Escola de Medicina de Yale, pacientes que abandonam tratamentos como a quimioterapia para buscar caminhos com menos efeitos colaterais têm o dobro de chance de morrer.

Ao todo foram colhidas informações de 840 pacientes diagnosticados entre os anos de 2004 e 2013 e listados no banco de dados nacional do câncer dos EUA. Foram pesquisados os tipos mais comuns da doença no país: mama, próstata, pulmão e colorretal. A comparação foi feita entre 280 pacientes que optaram por tratamentos alternativos e 560 que tiveram tratamento convencional.

O resultado foi alarmante: quem optou por não fazer a quimioterapia, cirurgia ou algum tratamento com radiação teve 2,5 vezes mais chances de morrer durante um período de cinco anos e meio após a escolha do que quem estava no outro grupo durante o mesmo período de tempo. CONTINUE LENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário