> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: PREFEITURA INAUGURA BANCO DE ALIMENTOS NO BAIRRO NOVA FERRADAS

terça-feira, 1 de agosto de 2017

ITABUNA-BA: PREFEITURA INAUGURA BANCO DE ALIMENTOS NO BAIRRO NOVA FERRADAS

Itabuna ganhou um Banco de Alimentos (BA), no bairro Nova Ferradas, que funcionará por meio de parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna e também de empresas privadas, à exemplo de supermercados e sacolões. A unidade foi inaugurada no último dia 27, como parte da programação de aniversário dos 107 anos de emancipação político administrativa de Itabuna.

Na solenidade, a titular da SAS, Sandra Neilma Costa, explicou que o BA é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que foi implantado na gestão municipal anterior, mas que só agora, na atual administração, por determinação do prefeito Fernando Gomes, funcionará para atender a população mais carente do município.

Ela ressaltou a importância do Banco de Alimentos que vai fortalecer e integrar a atuação das unidades de segurança alimentar e nutricional, visando contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos, além de garantir o direito da comunidade à uma alimentação adequada e saudável.

A secretária também destacou o apoio que o Governo do Estado tem dado ao município, ao destacar que o governador Rui Costa tem um olhar sensível aos problemas que nosso município enfrenta, e tem nos ajudado por meio de convênios e das parcerias que fortalece as ações empreendidas pelo prefeito Fernando Gomes. “Isso nos alegra muito porque é um passo para o desenvolvimento econômico e social em nosso município”.

O vice-prefeito Fernando Vita, representando o prefeito Fernando Gomes, disse que o prefeito gostaria de estar presente num momento importante como esse, mas outros compromissos igualmente importantes o impediram. Um deles, conforme destacou Vita, foi a recepção ao governador Rui Costa que visitou o município para assinatura do convênio para a conclusão do Teatro e do Centro de Convenções. “É a administração trabalhando em todas as áreas para a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade, a exemplo da titular da SAS que merece nossos aplausos por mais essa iniciativa, ao inaugurar o Banco de Alimentos em Itabuna“.

Preocupação com o social
“O social em Itabuna está em boas mãos, pois a secretária Sandra Neilma, mesmo sem o cargo que assumiu no início da gestão, sempre se preocupou com questões que influenciam na qualidade de vida da nossa população”. Foi a declaração do secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento, que também participou da inauguração do BA.

Quanto a parceria das secretarias municipais, ele falou que para o prefeito Fernando Gomes não existe divisão entre elas, “porque todas tem um objetivo comum: trabalhar por uma cidade melhor para todos. Equipe é isso, entregar uma missão e ela ser feita”, concluiu.

A nutricionista e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Telmara Benevides, disse que o Banco de Alimentos vai trabalhar para levar à comunidade o alimento fundamental para uma vida digna, que é o direito a alimentação. 

Ela contou que buscará parcerias com empresas de alimentos, pequenos produtores do Programa de Agricultura e feiras livres para arrecadação, e distribuição de doações para entidades assistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). “Assim estaremos garantido o direito humano à alimentação adequada e saudável à população de Itabuna”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário