> TABOCAS NOTICIAS : BA: Itabuna recebe doação de sementes para agricultura familiar

terça-feira, 8 de agosto de 2017

BA: Itabuna recebe doação de sementes para agricultura familiar

Com desempenho efetivo na promoção de ações e na busca por parcerias para viabilizar projetos que estimulem a agricultura familiar, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente (Sema), tem ampliado a geração de renda da população que trabalha na zona rural da cidade. Ontem (07), o departamento de agricultura da Sema recebeu da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) a doação de 200 kg de sementes que serão destinadas às famílias cadastradas no programa de agricultura familiar.

O secretário John Vinícius Nascimento destaca que a parceria com órgão do Governo do Estado é uma ampliação do que se constata a nível municipal. “O Prefeito Fernando Gomes tem uma atenção especial com a agricultura e isso reflete em nosso empenho por concretizar parcerias importantes. Ter o apoio da Bahiater é saber que estamos caminhando ao lado do Governo do Estado para promover o desenvolvimento da agricultura familiar em nossa cidade”, comenta o secretário.

As medidas de suporte aos agricultores da cidade, além de fortalecer a geração de renda, auxiliam no mapeamento dos trabalhadores da zona rural de modo que os incentivos do programa nacional de agricultura familiar (Pronaf) alcancem o maior número possível de beneficiários. Segundo o diretor de agricultura da Sema, Erlon Botelho, a cidade possui hoje cerca de 1000 famílias declaradas aptas ao Pronaf. Erlon estima que este número seja ainda maior, e ressalta que o departamento de agricultura trabalha na formatação de plano de assistência rural para contemplar todas as famílias do município.

A atuação conjunta com departamentos do Estado que oferecem apoio às atividades da gestão municipal resulta em benefícios diretos à população. Wellington Leite Medeiros, agrônomo da Bahiater, salienta que o órgão atua em prol do desenvolvimento sustentável. Para Wellington, é cada vez mais importante essa integração com as secretarias municipais visto que essa proximidade resulta numa maior articulação de políticas públicas para a agricultura familiar.

“O Governo do Estado possui convênio com prefeituras de todos os Territórios de Identidade do estado e isso tem ampliado as ações do órgão, a exemplo da parceria que temos aqui em Itabuna. O compromisso da Bahiater é contribuir para a melhoria de vida dos agricultores familiares baianos e para isso estamos fornecendo equipamentos, sementes e assistência técnica aos municípios”, destaca o agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário