> TABOCAS NOTICIAS : Teste de cafeteira no WhatsApp é vírus e especialista fala dos riscos

sábado, 8 de julho de 2017

Teste de cafeteira no WhatsApp é vírus e especialista fala dos riscos

Os usuários dos aplicativos estão alertando os internautas sobre o perigo de abrir a mensagem
Uma mensagem que está circulando pelo WhatsApp, nesta sexta-feira (7), sobre uma suposta promoção “Teste e ganhe uma máquina Nespresso” é falsa. Os usuários dos aplicativos estão alertando os internautas sobre o perigo de abrir a mensagem e ter o celular infectado. Frases similares também estão circulando como "Olha que top essas cafeteiras que a Nespresso tá dando pra gente testar".

A empresa postou nas suas redes sociais um comunicado em que afirma que não está realizando nenhuma ação promocional via WhatsApp.

"A Nespresso Brasil informa que a suposta promoção “Teste e ganhe uma máquina Nespresso” é falsa. A Nespresso Brasil esclarece que não está realizando nenhuma ação promocional via WhatsApp® e está adotando as providências necessárias para evitar que o seu nome seja utilizado de forma indevida por terceiros".

A advogada especialista em direito digital, Ana Paula de Moraes, explicou que os usuários precisam ficar atentos para não cair nessas armadilhas. "O ideal e ter um antivírus instalado, qualquer um, e nas configurações permita a varredura em qualquer aplicativo para detectar vírus e links maliciosos".

Ao BNews, Ana Paula ressalta que o usuário precisa ter em mente o mínimo de segurança e bom senso para navegar, não abrir qualquer mensagem, principalmente de quem não conhece. A advogada alertou ainda que as pessoas que usam o celular para fazer transações bancárias, ao ter o aparelho invadido podem ter sua conta hackeada e o dinheiro furtado.

A especialista lembra que existem vírus que criptografam todas as informações do usuário, sequestram os arquivos e pedem resgate em bitcoin. "O mesmo que acontece com o computador pode acontecer com o celular", alerta a advogada.

"Não pode ser um clicador feliz, que clica em tudo que aparece pela frente, link malicioso, informações falsas. É preciso ter cuidado ao clicar em qualquer mensagem", afirmou Ana Paula. Ela ressaltou que a disseminação de vírus é crime, e a pessoa pode responder criminalmente.

Riscos como esse são cada vez mais comum e serão discutidos em um evento gratuito em que a advogada participa no dia 13 de julho no Hotel São Salvador, onde vai abordar o tema "Transformação Digital".

Nenhum comentário:

Postar um comentário