> TABOCAS NOTICIAS : Masturbação no trabalho? Saiba o que pode causar a sua demissão

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Masturbação no trabalho? Saiba o que pode causar a sua demissão

Denise de Almeida*Do UOL
Getty Images
Na última semana, um caso polêmico de demissão aconteceu no Sport Clube Gaúcho, time da terceira divisão do Rio Grande do Sul.Três atletas realizaram uma masturbação coletiva dentro do vestiário -- e um quarto jogador filmou toda a ação. Os quatro acabaram perdendo o emprego.

O presidente do clube disse que atletas e diretoria entraram em acordo, mas, segundo a headhunter e coach Luciana Tegon, a atitude poderia causar uma demissão por justa causa, por comportamento impróprio no ambiente de trabalho.

"Não é apenas o ato em si. Seria diferente se tivesse acontecido fora dali. Mas, a partir do momento que eles mostram que estão fazendo nas dependências do clube, você está imediatamente atrelando a imagem do time ao ato", explica Luciana.

Happy hour no escritório
A headhunter ressalta que, por mais informal que seja, o local de trabalho não deixa de ser um ambiente corporativo, que exige posturas e comportamentos adequados. "Precisa tomar muito cuidado: o excesso de liberdade não é um ensejo para você agir de forma imprópria".

Luciana conta o caso de uma empresa que descobriu que os funcionários faziam happy hour dentro do escritório. "Isso é uma coisa inadequada. Por mais que seja fim do expediente, não é o local onde você deve fazer isso. Acabaram rolando coisas ali que foram captadas pela câmera e que são inconvenientes. Você acaba se expondo, por esquecer que está no seu trabalho".

Cadê minha marmita?
Segundo Luciana, são comuns situações de conflito envolvendo a geladeira da empresa, com o furto de marmitas ou lanches entre funcionários, o que também pode causar demissão. Para inibir esse tipo de delito, muitas companhias têm recorrido ao uso de câmeras dentro da cozinha do escritório.

"As empresas acabam tendo que ser mais rígidas. Parece que as pessoas perderam a noção do que é aceitável dentro de um ambiente de trabalho"

Uso inadequado dos computadores e redes
Aquela conversinha maldosa sobre o chefe pelo Skype ou confessar ao colega algum delito usando os equipamentos ou as redes da empresa também podem custar o seu ganha-pão.

"As pessoas esquecem que as redes corporativas são monitoradas e certos tipos de mensagens podem render até justa causa. Conheço um caso de funcionários que revelaram pelo Skype que tinham feito sexo no sofá da diretoria da empresa. Isso é descoberto e os envolvidos são demitidos". LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário