> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Mutirão da Saúde supera expectativa da organização

terça-feira, 25 de julho de 2017

ITABUNA-BA: Mutirão da Saúde supera expectativa da organização

Pelo menos 1.500 pessoas foram atendidas em consultas especializadas nos dois dias do Mutirão da Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. O evento com uma superestrutura montada na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) continuará amanhã e conta com a participação de mais de 200 funcionários da SMS e integra a programação de aniversário de Itabuna, que completa 107 anos de emancipação político administrativa, no próximo dia 28.

Durante os dois dias do mutirão, foram disponibilizados atendimentos nas especialidades de pediatria, clínica geral, urologia, ginecologia, mastologia, cardiologia e neurologia. Outro importante serviço oferecido à comunidade é o de odontologia, no Odontomóvel, que continuará com o atendimento até o dia 29.

Também haverá atendimento em outras duas carretinhas, a de Oftalmologia, com a distribuição de 400 óculos e de Mamografia que estará disponível sexta-feira, sábado e domingo. O serviço conta com o com o suporte de carretas equipadas com consultórios. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e visa facilitar e ampliar o acesso à assistência médica especializada para as famílias de baixa renda.

A secretária de Saúde, Lísias São Mateus, se mostrou entusiasmada com a população que atendeu ao chamado para participar do mutirão e explica que a iniciativa tem o objetivo de atender a demanda reprimida, especialmente daqueles pacientes que necessitavam de atendimento especializado e que não tiveram acesso a certos tipos de consultas como a de pneumologia, ginecologia, cardiologia, neurologia e endocrinologia, além de outros exames preventivos.

“A demanda é grande, e infelizmente muitos dos serviços especializados na área de saúde não são da competência do município, por isso a importância desse mutirão que atende aqueles pacientes que já aguardavam a tempos para a realização do exame” disse a secretaria, adiantando que a meta é atender pelo menos cinco mil pessoas nos três dias do mutirão.

Saúde de qualidade
Na abertura ontem, o prefeito Fernando Gomes visitou o mutirão e falou da importância do evento que permite à população o acesso mais fácil e mais perto de serviços de saúde, que nem sempre são suficientes devido a grande demanda, nas unidades de saúde do município. “Estamos trabalhando para garantir uma saúde mais perto e de qualidade para as famílias que mais necessitam”.

Além de atendimento médicos para tratamento, prevenção e promoção à saúde, o mutirão conta também com outras atividades como palestras e orientações sobre captação de órgãos pela Organização pela Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base, saúde mental pela unidade do CAPS 1 e primeiros socorros e simulação de atendimento emergencial pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU 192).

A Secretaria de Saúde levou, ainda para o mutirão os departamentos de Atenção Básica, Vigilâncias Epidemiológicas e Sanitária, Núcleo de Apoio à Saúde da Familia, Cerpat, Cerest, entre outros. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), também se faz presente no mutirão considerado um dos maiores eventos de promoção à saúde em Itabuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário