> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: CAPS AD FAZ FEIRA DE SAÚDE E ALERTA PACIENTES SOBRE OS RISCOS DAS HEPATITES

terça-feira, 18 de julho de 2017

ITABUNA-BA: CAPS AD FAZ FEIRA DE SAÚDE E ALERTA PACIENTES SOBRE OS RISCOS DAS HEPATITES

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossical – Álcool e Drogas (CAPS AD), reforçaram o cuidado à saúde na manhã desta terça-feira (18), ao participarem de uma feira de saúde, cujo principal objetivo foi levar informação sobre as hepatites e doenças sexualmente transmissíveis. A ação marca a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais, promovida pela da Secretaria de Saúde de Itabuna.

A programação integra a campanha anual do Ministério da Saúde e alerta a população quanto à doença, as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento. A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Sandra Magalhães e o coordenador do Setor de Saúde Mental, Paulo Cardoso, participaram do evento.

Eles ressaltaram a importância da programação que está sendo realizada durante toda a semana em diversos setores da Secretaria de Saúde e destacaram que a comunidade precisa se informar e receber orientação sobre certos tipos de doenças, a exemplo das hepatites, que podem ser evitadas com alguns cuidados básicos.

“A higiene pessoal como um simples ato de lavar bem as mãos, o não compartilhamento de equipamentos de trabalho como um alicate de unha e o sexo seguro com o uso de preservativos são fundamentais para uma vida saudável e longe de doenças transmissíveis”, lembrou a diretora Sandra Magalhães. 

As informações aos pacientes do CAPS AD foram repassadas por meio de palestra ministrada pela enfermeira do Cerpat, Cristina Carvalho Menezes, que falou sobre as formas de contágio, como tratar as hepatites e as DSTs e os cuidados no dia a dia de cada um. Ela aproveitou para destacar o trabalho do Cerpat, que atende pacientes portadores de doenças como HIV/Aids e hepatites virais. “O Cerpat atua durante todos os dias do ano, levando informações e orientação nas escolas, nas unidades de saúde nas comunidades e também durante campanhas que acontecem em Itabuna”, o gerente de projetos, Yuri Rosas.    
Já a enfermeira do CAPS AD, Raquel Palmeira, explicou que, além de levar informações e orientação, foram realizados testes rápidos das hepatites B e C e ainda vacinação contra hepatite, tétano e gripe para os cerca de 40 pacientes da unidade. Ela informou ainda que, caso o resultado do teste apresente resultado positivo, o paciente é encaminhado para o Cerpat onde é feito tratamento e acompanhamento permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário