> TABOCAS NOTICIAS : Parlamento alemão aprova legalização do 'casamento homossexual' no país

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Parlamento alemão aprova legalização do 'casamento homossexual' no país

O plenário do Bundestag, a Câmara dos Deputados da Alemanha, aprovou nesta sexta-feira (30/06) a legalização do casamento homossexual no país, um projeto liderado pelos social-democratas, rompendo o acordo de coalizão com os conservadores da chanceler Angela Merkel. A informação é da Agência EFE.

A três meses das eleições gerais, a iniciativa foi apoiada por 393 deputados, recebeu 226 votos contrários e quatro abstenções.

O projeto recebeu o apoio dos deputados do Partido Social Democrata (SPD, sigla em alemão), da Esquerda e dos Verdes, além de integrantes da União Democrata-Cristã (CDU), partido de Merkel, que liberou o voto.

A chanceler foi uma das primeiras a depositar seu voto na urna, colocada no centro do plenário, e escolheu o cartão vermelho, que representava o "não" à legalização do casamento entre homossexuais.

O porta-voz social-democrata, Thomas Oppermann, defendeu o passo dado por seu partido, que forçou a discussão da iniciativa antes do término da legislatura, recuperando um projeto de lei de 2015 que já tinha passado pelo Bundesrat, a câmara alta, e que estava estacionado no Bundestag.

Em nome da União Democrata-Cristã, o líder do grupo parlamentar, Volker Kauder, se transformou em porta-voz dos que defendem que "o casamento é a união entre um homem e uma mulher", mas disse respeitar seus companheiros que têm opinião diferente.

"Eu, pessoalmente, nunca colocarei minha assinatura em algo que represente o casamento para todos, por motivo de consciência", declarou Kauder, que expressou dúvida sobre a constitucionalidade da lei, ao entender que a concepção cristã do casamento está protegida na lei fundamental alemã.

Do mesmo partido, o deputado Khan Marco Luczak defendeu o "sim" ao projeto, ao lembrar que o respeito, o amor e a convivência são valores tradicionais que devem ser defendidos pelos conservadores. Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário